Garantias e reparações de marca. Saiba o que esperar e como agir em caso de imprevistos com o seu produto.
Garantias
Os artigos comercializados pela loja Live IT e espaços comerciais estão abrangidos pelo regime de garantia legal. Antes de adquirir um bem, tenha em mente os seguintes pontos descritos nesta página:
- A loja Live IT é meramente uma distribuidora;
- Todos os produtos comercializados pela loja Live IT não são fabricados pela mesma. No momento da venda, a loja Live IT passa para o Cliente a garantia desse(s) mesmo(s) produto(s);
- Alguns produtos estão assinalados com um período de garantia superior ao estipulado por lei, que é de 2 anos. Após os 2 anos, o processo de garantia terá de ser tratado diretamente entre Cliente e fabricante;
- Em caso de dificuldades na instalação/utilização de algum produto, comece por certificar-se de que está a seguir todas as instruções contidas nos Manuais de Instruções do Fabricante, nomeadamente sobre a instalação e utilização do software apropriado. Se o problema persistir, contacte diretamente o fabricante ou entre em contacto com o nosso departamento de Apoio ao Cliente;
- Em casos de RMA, a loja Live IT compromete-se a dar o seu melhor para que o seu produto seja trocado o mais rapidamente possível, tendo o Cliente contudo de ter em mente que o processo não depende exclusivamente do vendedor (loja Live IT). Todos os produtos que dão entrada nas nossas instalações para RMA são testados e expedidos com a maior brevidade possível. Daí em diante, o processo passa a ser responsabilidade de fabricantes e fornecedores;
- No caso de produtos descontinuados, a troca poderá ser feita por um produto equivalente ou superior ao atualmente em comercialização, no entanto, esta troca é exclusivamente da responsabilidade do fornecedor/fabricante. Poderá igualmente ser efetuada nota de crédito para que o cliente possa adquirir posteriormente outro(s) artigo na(s) nossa(s) loja(s);
- Os pedidos de RMA são efetuados na área reservada de Cliente. O incumprimento dos procedimentos descritos nessa secção levará à devolução do produto com despesas a cargo do Cliente;
- Tenha em atenção que qualquer alteração ao produto de origem INVALIDA A GARANTIA. Por exemplo: remoção dos autocolantes com número de série ou outro tipo de etiqueta alusiva à garantia, adulterações provocadas, incorreta instalação, produtos incompletos, etc. Em todos estes casos o RMA é imediatamente RECUSADO;
- Independentemente do equipamento ter ou não ter garantia, sempre que este seja rececionado para reparação e não seja detetada nenhuma avaria, ou que esta tenha sido causada por utilização incorreta, poderá ser cobrada uma taxa para cobrir custos logísticos;
- Em nenhum caso a loja Live IT poderá ser responsabilizada pela eventual perda parcial ou total de dados, programas ou software, instalados nos produtos entregues para reparação;
- O prazo de levantamento dos equipamentos para reparação é de 30 dias após o registo de documento, caso contrário, o material considera-se abandonado nos termos do artº 1267/1a do Código Civil, pelo que a loja Live IT deixa de ser responsável pela integridade do equipamento. A partir do momento em que este se considere abandonado, o titular fica obrigado a pagar a titulo de cláusula penal a importância de 2.5 Euro por cada dia de atraso no levantamento. Passados 3 anos da data do respetivo documento e, ao abrigo do artigo 1299 do Código Civil, o material tornar-se-á propriedade da loja Live IT a título de usucapião. Em caso de dívida, a loja ConnecT IT goza do direito de reter todo o material existente nas suas instalações até que esta seja totalmente liquidada.
Garantia da Prestação de Serviço/Reparações
A garantia de reparação é de 90 dias, a contar da data de finalização da prestação de serviço, sendo a garantia válida apenas para as peças substituídas (esta garantia limitada não afeta os direitos legais estabelecidos na legislação nacional). A garantia das reparações não contempla as seguintes condições: Danos físicos (equipamento partido/danificado/corroído/empenado, etc.);
- Uso indevido, danos causados por quedas, negligência, fogo, água, perturbações elétricas, atmosféricas, etc.;
- Danos causados por transporte efetuado pelo Cliente ou terceiros em sua representação;
- Utilização de opções ou consumíveis não apropriados ao equipamento em questão;
- Durante este período o equipamento tiver sofrido intervenção técnica, com mão-de-obra e peças alheias aos serviços da loja Live IT;
- A reparação anterior tiver sido efetuada sob pedido e responsabilidade do cliente.
Garantia e assistência técnica direta com o fabricante
Algumas marcas disponibilizam garantia/suporte direto ao Cliente, nestes casos pode entrar em contacto diretamente com a marca para tratar da garantia do equipamento, nomeadamente:
LEGRAND | BTICINO | NETATMO
A Legrand coloca ao seu dispor técnicos especializados disponíveis para o apoiar antes ou após a venda.
Para dúvidas técnicas ou outros esclarecimentos sobre os produtos e soluções do Grupo Legrand contacte diretamente a Assistência Técnica Legrand:
Estrada nacional 249-4, Km 4
2789-524 São Domingos de Rana
Cascais – Portugal
Email: pt-car-assistencia@legrand.pt
Tel.: 808 910 050
Pedido de reparação RMA
Através desta página poderá consultar todas as informações necessárias para abrir um pedido de RMA (Return Merchandise Authorization), quer seja para troca/devolução ou ativação de garantia do seu produto. Por favor, leia atentamente as instruções e siga escrupulosamente com o que é pedido. O não cumprimento de um dos pontos poderá levar a atrasos e até à recusa do RMA.
Como fazer o pedido
- Clique aqui e consulte as condições de garantia loja Live IT;
- Faça login na sua conta da loja Live IT;
- Acedendo à sua área reservada, clique na aba “Suporte RMA”;
- Em “Por favor escolha a sua encomenda” selecione o nº de encomenda que diz respeito ao produto que pretende enviar para RMA (caso não lhe apareça o nº de encomenda selecione “Outra encomenda”);
- Irá receber um e-mail decorrente do pedido de RMA. Imprima esse e-mail com o número de RMA e junte uma cópia do documento de venda (fatura);
- Embale e acondicione corretamente o produto;
- Na embalagem exterior mencione numa parte visível o número de RMA (MUITO IMPORTANTE);
- Proceda de imediato ao envio (não é necessário aguardar indicação da loja Live IT) para a seguinte morada:
LIVE IT, LDA.
Serviço Apoio ao Cliente (pós-venda)
Rua do Instituto Industrial, n.º 16, 2º piso, 122
1200-225 Lisboa, Portugal
Notas:
- O envio do email com o número de RMA é automático. Se acha que não recebeu o e-mail, verifique na pasta de correio não solicitado (SPAM).
- Caso pretenda fazer uma troca/devolução ou ativação de garantia diretamente na nossa loja, não é necessário realizar um pedido de RMA na loja Live IT. Basta entrar entrar em contacto connosco e agendar um dia e hora para deslocar-se à nossa loja e expor a situação.
- Não serão rececionados pela loja Live IT RMAs com valores a pagar à cobrança.
Consultar o estado de RMA
Caso tenha solicitado um pedido de RMA via loja Live IT e posteriormente feito o envio do produto para as nossas instalações (conforme explicado nos pontos acima), para saber o seu estado basta enviar um email para sac@liveit.pt e indicar o nº de RMA atribuído. Tenha em mente que em média os processos de RMA podem levar entre 25 a 30 dias até estarem concluídos. A loja Live IT é apenas um intermediário no processo, sendo que o prazo de resolução do problema varia consoante a capacidade de resposta dos fabricantes e fornecedores.
Tratamento da Garantia diretamente com o fabricante – Maior Celeridade e Comodidade
Poderá tratar da garantia do seu produto diretamente com alguns dos fabricantes que disponibilizam este serviço de assistência direta. Com este tipo de serviço, visto que está a tratar do processo diretamente com o fabricante e sem outros intervenientes pelo meio, o processo será mais cómodo e célere. Caso o seu produto seja de um fabricante que oferece este tipo de serviço, recomendamos este método. Consulte aqui a lista de fabricantes que oferecem este serviço e quais os seus contatos.
Condições de devolução
- Cada pedido de RMA corresponde apenas a um produto, se tiver mais, preencha um novo por favor;
- Deverá enviar o(s) artigo(s) para as nossas instalações até um prazo máximo de 7 dias após o pedido de RMA;
- No caso de o RMA ser uma devolução comercial, deverá proceder ao envio para as nossas instalações no prazo de 14 dias após tomar posse física dos bens (mais informações aqui e aqui);
- As despesas de envio para as nossas instalações ficam a cargo do cliente, ficando as despesas de entrega ao cliente a cargo da loja Live IT;
- A cópia da fatura ou venda a dinheiro, e não o original remetido a quando da venda, deverá ser enviada em conjunto com os produtos dentro da embalagem. Este ponto é fundamental. O não cumprimento desta norma levará á recusa imediata do RMA;
- Os produtos devem ser devolvidos na caixa original do produto com cabos, manuais e CD´s de origem, etc.;
- Após a receção, os produtos serão testados e verificados segundo a descrição da avaria;
- A loja Live IT não se responsabiliza pelos danos no material aquando do transporte.
- O cliente só deverá enviar o equipamento após efetuar todos os testes e certificar-se que este não está em condições.
- Se o produto nos for entregue em perfeitas condições de funcionamento, ou seja, não apresentar qualquer anomalia após ser testado, o mesmo será devolvido ao cliente, sendo este responsável pelo pagamento dos portes.
- O não cumprimento destas normas leva à recusa do RMA e consequente devolução dos produtos, com despesas de envio a cargo do cliente.
- O departamento técnico recebe os pedidos de RMA, de segunda a sexta-feira (excluindo feriados) entre as 9h e as 19h.
- Independentemente do equipamento ter ou não garantia, sempre que este seja rececionado para reparação e não se detetar nenhuma avaria, ou que esta tenha sido causada por utilização incorreta, poderá ser cobrado uma taxa para cobrir custos logísticos.
- Em nenhum caso nos responsabilizamos pela eventual perda parcial ou total de dados, programas ou software, instalados nos produtos entregues para reparação.
- Não nos responsabilizamos por equipamentos não levantados 6 meses após a sua reparação. Depois deste período, o equipamento será considerado abandonado e entregue a um centro de reciclagem.
ATENÇÃO: Qualquer alteração ao produto de origem invalida a garantia do Fabricante e será prontamente devolvido ao cliente com portes a cargo do mesmo.